Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/11/2017 às 05h36min - Atualizada em 19/11/2017 às 05h36min

Cenoura é ingrediente para receitas deliciosas

Alimento contém nutrientes essenciais para uma dieta saudável

FOLHAPRESS | SÃO PAULO

Presente em muitos pratos da culinária brasileira, a cenoura é uma raiz composta por água, carboidratos, fibras, proteínas e minerais, que a tornam um alimento indicado para todos. Crua ou cozida, ela não tem restrições e é pouco calórica, já que possui apenas 34 calorias a cada 100 gramas.

A nutricionista Renata Rojas Paixão, da Estima Nutrição, explica que os benefícios da cenoura ao organismo são muitos. "Por ela conter bons níveis de fibras, seu consumo auxilia no trânsito intestinal, evitando a constipação."

Além disso, é um alimento rico em vitamina A,responsável por ter efeito antioxidante, como explica Marcela Rossini Montenegro, nutricionista da Clínica Fernandes: "A vitamina A é muito importante para a saúde da pele e dos olhos".

Por falar em olhos, a oftalmologista Lisia Aoki, do Hospital das Clínicas de São Paulo, alerta para os problemas causados pela falta de vitamina A no organismo. "A deficiência de vitamina A decorre geralmente de uma dieta pobre em nutrientes e é uma das causas principais de cegueira na infância. Causa, ainda, disfunção da glândula lacrimal, levando a casos graves de olho seco", diz.

As folhas da cenoura não precisam ser descartadas, pois também são muito nutritivas. "São boa fonte de fibras insolúveis, indicadas na prevenção de doenças cardiológicas e gastrointestinais", diz Renata Rojas.

 

Sanduíche com cenoura e queijo minas

- Ingredientes

6 col. (sopa) maionese

6 fatias pão de fôrma

integral

1 col. (sopa) de sopa

pimentão verde picado

1 cenoura pequena

ralada grosso

3 fatias queijo minas

frescal

3 folhas de alface roxa

 

- Modo de preparo

Passe a maionese em todas as fatias de pão. Distribua sobre metade das fatias o pimentão e a cenoura. Cubra com o queijo, disponhas as folha de alface-roxa feche com as outras fatias reservadas. Está pronto!

 

Bolo-pudim de cenoura e chocolate

- Ingredientes

Para o pudim:

1 lata de leite condensado

3 ovos

1 xíc. (chá) de leite

150gde chocolate

meio-amargo derretido

 

Para o bolo de cenoura:

3 ovos

1 xíc. (chá) de óleo

2 cenouras pequenas picadas

Meia xíc. (chá) de leite

1 ½ xíc. e meia (chá) de açúcar

2 xíc. (chá) de farinha de trigo

1 col. (sopa) de fermento em pó

 

Para a calda de chocolate:

1 col. (sopa) de manteiga

1 xíc. (chá) de chocolate em pó

½  xíc. (chá) de açúcar

½  xíc. (chá) de leite integral

 

- Modo de preparo

Pudim:

Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até formar uma mistura homogênea. Reserve

Bolo de cenoura:

Em um liquidificador, bata bem os ovos, o óleo, as cenouras, o leite e o açúcar. Transfira para um recipiente, acrescente a farinha de trigo e o fermento em pó, e misture bem. Coloque em uma fôrma de furo central (23 cm de diâmetro) própria para micro-ondas, untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Por cima, despeje o pudim reservado, delicadamente. Leve ao micro-ondas, em potência alta, por cerca de 20 minutos ou até que a superfície esteja assada (firme). Retire com cuidado, espere esfriar e desenforme. Leve à geladeira até o momento de servir

Calda:

Em um recipiente de bordas altas, próprio para micro-ondas, misture todos os ingredientes e leve ao micro-ondas por cinco minutos, em potência média. Espere esfriar e sirva sobre o bolo-pudim gelado

Crédito: Receitas Nestlé (receitasnestle.com.br)

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90