Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/02/2018 às 19h32min - Atualizada em 19/02/2018 às 19h32min

Comunicar é uma arte

APP | UBERLÂNDIA

Em um passado não muito distante, a comunicação era tarefa de verdadeiros artistas. Desenhar bem, escrever lindamente, falar com propriedade eram algumas das habilidades que faziam um publicitário de sucesso. Com o passar dos anos, a concorrência aumentou, os consumidores passaram a se tornar cada vez mais exigentes e a tecnologia avançou. Hoje, as habilidades mais artísticas precisam conviver com análise de dados, gestão de performance, ferramentas tecnológicas. Meio artista, meio cientista, o comunicador atual leva títulos muitas vezes em inglês como “growth hacker”, “design thinker”, entre outros. Porém algo continua tão relevante como sempre: a sensibilidade. Por mais que tenhamos inteligência artificial evoluindo, o jeito humano de perceber e se manifestar ainda é insubstituível. Até quando é difícil prever. Abaixo, algumas dicas de comunicação ligada aos negócios dirigidos às pessoas e empresas.

- Quando sua empresa vende direto ao consumidor (B2C)

Hoje não basta passar uma mensagem ao consumidor, as redes sociais nos levam a abrir diálogos. E as pessoas consomem vários veículos ao mesmo tempo. Estão vendo TV e navegando nas redes sociais. A mesma revista impressa ou jornal está no smartphone. As opiniões online influenciam compras físicas. Comprar no site após ver o produto nas lojas físicas é normal. É fundamental entender cada vez mais do comportamento do seu público e estar presente em diversos canais de comunicação.

Principais atividades e canais de comunicação:

Relações públicas, revista, jornal, redes sociais, site, conteúdo online, eventos, rádio, tv, outdoor, design da loja física, portal de vendas, promoções, tv, ad words, seo, mídia online, tabloide de ofertas, programas de relacionamento, programas de pontuação, ações de pós-venda, treinamento de equipes, envio de e-mails e mensagens autorizadas, eventos

- Quando sua empresa vende a outras empresas (B2B)

Primeiro é preciso entender que por mais que a compra seja mais racional e técnica, existe uma pessoa representando o cliente. Dessa forma, tudo comunica, desde sua ação de marketing até a vestimenta do vendedor, o atendimento do financeiro, a entrega do motorista, a nota fiscal, presença online e tudo o que constrói uma percepção. A cultura da empresa tem papel fundamental para que as áreas se integrem e o cliente seja colocado no centro, ou seja, as atividades devem sempre levar em conta a experiência desse cliente.

Principais atividades e canais de comunicação:

Inbound MKT, Content MKT, treinamento da equipe de vendas, revistas especializadas, painéis segmentados, eventos, mídia online, SEO, ad words, redes sociais, relações públicas, jornal, site, conteúdo online, eventos, patrocínios, rádio, tv, atendimento próximo, treinamento de equipes, ações de pós venda, envio de e-mails e mensagens autorizadas

- Quem contratar

Agências de propaganda o ajudarão no planejamento da comunicação, criação da mensagem, produção do material, acesso a veículos. Algumas são especializadas em soluções digitais. Empresas de Relações Públicas/Assessoria de Imprensa produzem releases, conteúdos, eventos, realizam treinamentos. Consultorias contribuem no direcionamento estratégico e ferramentas de medição da performance.

- Quanto investir

Não há uma fórmula de sucesso, mas dependendo dos objetivos o mercado costuma investir entre 1% e 7% do faturamento.

- Círculo Dourado

O “Círculo Dourado”, do professor Simon Sinek, nos mostra que devemos começar sempre pelo “POR QUÊ” estamos em uma atividade. Depois “COMO” são nossos processos e “O QUE” se refere aos resultados esperados. Normalmente as empresas fazem o caminho inverso. Definir “o porquê” torna tudo mais autêntico, natural, passa verdade. Isso reduz o esforço de comunicação.

- NOTÍCIAS DO SETOR

As produtoras Imagginare e Sanfona lançaram uma campanha onde procuram talentos relacionados à produção. A ideia é despertar quem já está no mercado e também jovens profissionais que desejam atuar no setor.

No mês de março acontece um dos maiores festivais do mundo ligados à branding, marketing, inovação e entretenimento: é o SXSW – South by Southwest. Realizado em Austin, nos Estados Unidos, o evento contará com uma delegação da FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90