Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/01/2018 às 05h47min - Atualizada em 22/01/2018 às 05h47min

6 passos para se amar mais e acreditar na sua capacidade

KELLY BASTOS | COLUNISTA

Essencial para vivermos em paz, o amor-próprio pode (e deve!) ser desenvolvido ao longo da vida. Conheça seis pilares importantes para sua sustentação e veja como fortalecê-los

1 - ACOLHA-SE POR COMPLETO - Todas nós somos uma combinação de qualidades e defeitos, potencialidades e fraquezas. E, para nos amarmos de fato, é preciso abraçar essas duas polaridades. O lado mais obscuro da nossa personalidade, que a psicóloga Eliana Alves Pereira chamou de sombra, é formado por aspectos que nós insistimos em negar, por diversos motivos. “Essa negação acaba nos levando a conflitos internos. Devemos olhar para esses pontos não tão bonitos com atenção e paciência, pois é à medida que nos conhecemos melhor que conseguimos jogar mais luz na sombra”, diz. Um pensamento atribuído ao líder religioso Dalai-Lama vai além nesse sentido. “Estar ciente de um único defeito dentro de si é mais útil do que estar ciente de mil em alguém. Porque o seu você pode mudar”. Tenha em mente que estamos em processo de crescimento e evolução pessoal. Sempre!
 
2 - LIVRE-SE DA CULPA - É difícil olhar para as coisas boas que temos em nós mesmas — e que acontecem todos os dias — quando nosso coração está carregado de remorso. “Esse sentimento nos impede de andar para a frente, pois nos mantém presas a crenças limitantes”, pondera a psicóloga. Por isso, livre-se desse peso! Focar no presente pode ajudar nessa tarefa. Afinal, nos dá a clareza de que esse é o único tempo que permite nossa real atuação. Se o passado foi marcado por experiências negativas e que deixaram marcas, tente pensar que todo novo dia apresenta possibilidades para fazermos diferente e melhor. Nem sempre é fácil, é verdade. A terapia pode ser uma aliada e tanto nesse processo.
 
3 - AMPLIE SEU CONCEITO DE BELEZA - Nos dias de hoje, cometemos o engano de reduzir a ideia de beleza à aparência física. E mais do que isso: acreditamos que o belo está no padrão imposto pelas musas da TV, das passarelas. Quanto atraso em plena era da diversidade! “Costumo dizer que, em matéria de beleza não há ‘mais que’, mas sim ‘diferente de’. A beleza não está no padrão, mas nas particularidades”, destaca Eliana. E ela vai mais adiante, nos incentivando a olhar para outros pontos que nos tornam bonitas e atraentes, tais como simpatia, humor, autoconfiança, inteligência, e por aí vai... Invista nas características e atividades que soem prazerosas para você e seu brilho natural certamente ficará mais intenso. “Mulheres mais satisfeitas com outras áreas de sua vida, no geral, estão mais satisfeitas com a própria aparência também”, completa.
 
4 - CERQUE-SE DE PESSOAS GENEROSAS - Sabe aquela amiga que elogia o seu look sempre que você dá aquela caprichada? Ou aquele primo que vive comentando o quanto você arrasa quando organiza os eventos da família? E essas assim são grandes aliadas quando o assunto é a manutenção da sua autoestima. Para começar, porque sentir-se aceita e querida por aqueles que nos cercam é importante: nos sentimos mais seguras automaticamente. “Além disso, quando nos dão esses feedbacks positivos e reconhecem nossas qualidades, passamos a olhar para nós mesmas com mais credibilidade e admiração”, orienta a psicóloga.

5 - RESPEITE SUA VONTADE - Na ânsia de sermos aceitas por alguém – ou por um grupo – muitas vezes nos calamos e deixamos de expressar opiniões e desejos. Aos poucos, vamos ficando sem voz ativa, e mais do que isso: amargamos a frustração de vermos sempre prevalecer o que o outro prioriza. É preciso haver um equilíbrio, pois não dá para ser a dona da razão e ter os próprios desejos atendidos sempre. “No entanto, quando aceitamos a vontade do outro repetidamente, mesmo que isso nos desagrade, estamos passando por cima do nosso amor-próprio e perdendo nossa identidade”.
 
6 - EVITE COMPARAÇÕES - Cada pessoa é um universo e, portanto, pensa, sente e funciona de uma maneira. Daí por que ficar se comparando com os outros é uma cilada: em algum ponto, sempre vamos nos sentir em situação de desvantagem. “O melhor mesmo, garante a especialista, é colocar-se como própria referência. Em vez de mirar no sucesso do outro, por exemplo, experimente colocar como meta ser melhor do que a sua própria versão de ontem”, finaliza Eliana Alves Pereira.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90