Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/01/2018 às 05h46min - Atualizada em 22/01/2018 às 05h46min

Projeto Saúde - Parte 3: A Missão

ADRIANA KARIMI MANISH | COLUNISTA

Entramos na 3ª semana desse Projeto de Vida. E aí, como andam a suas metas? Está realmente se dedicando para cumpri-las?

Estou conseguindo fazer exercícios físicos, confesso que apenas duas vezes por semana. Porém, para esta semana coloquei como meta três vezes, que é o mínimo ideal.

E peso, galera, não é tudo. Na segunda semana eu inchei e a balança acusou 400 gramas a mais. A mais... Mas na última semana já veio o resultado: 1,5Kg a menos. Se eu tivesse desistido, teria colocado tudo a perder.

Faça metas curtas. Nada de emagrecer 10 kg em um mês ou querer virar maratonista em uma semana. Se você não faz nenhuma atividade física, se proponha a caminhar 25 minutos, em dias alternados, e vá aumentando gradativamente.

Agora vamos às dicas:

16 - Tomar shakes para substituir as refeições: o shake é um produto processado, o que foge da ideia de uma alimentação natural. Tomar shake ainda pode levar à deficiência de alguns nutrientes.

17 - Excesso de açúcar e de sal: além de aumentar o peso, o açúcar acaba aumentando o triglicérides. Já o sal em excesso é o inimigo da pressão alta e dos problemas cardiovasculares.

18 - Fazer apenas três refeições diárias: a indicação dos especialistas é que sejam feitas pelo menos seis refeições ao dia. As pesquisas mostram que a omissão de refeições está diretamente relacionada à obesidade.

19 - Comer em grande quantidade: O ideal é fracionar as refeições. Quando consumimos muitas calorias de uma só vez, a chance de ingerir excessos é muito grande.

20 - Beliscar o dia todo: petiscar alimentos calóricos pode gerar um aumento de peso e a compulsão alimentar.

21 - Cafezinho depois do almoço: tomar uma xícara de café após o almoço é um hábito para muita gente, mas que pode atrapalhar na absorção do ferro. O ideal é tomar a bebida 1h após a refeição.

22 - Excesso de adoçante: doses elevadas podem intoxicar o organismo, trazendo vários malefícios.

23 - Tomar suplementos alimentares aleatoriamente, sem orientação médica: muitas vezes, as pessoas acabam usando um suplemento que tem um nutriente em uma concentração que não é a mais indicada. O efeito, então, pode ficar o contrário do desejado.

24 - Não tomar leite ou derivados: a menos em caso de alergias e intolerância, quem não costuma incluir este tipo de alimento no cardápio pode ter uma deficiência em cálcio, que é um mineral ótimo para quem tem diabetes, pois absorve melhor as fibras.

Essas são algumas das minhas dicas favoritas. Mas a modinha do sem glúten, sem lactose, pegou geral. Gente, é muito séria a questão de reeducação alimentar e eliminação total de algum alimento. Organismo é individual. Cada um tem o seu. Por isso é de suma importância procurar um nutricionista capacitado.

Não existe alimento que engorda ou emagrece. Não existe remédio, não existe fórmula mágica. Existe reeducação alimentar e mais exercícios físicos.

É fácil? Claro que não. Toda mudança requer um grande esforço. Imagina hoje alguém chegar e dizer: vamos mudar de casa, de endereço e vamos colocar tudo novo! Pensa no tempo até você se organizar. Pensa no esforço que terá que fazer! Então por que você acha que seu organismo é uma lâmpada mágica que é só esfregar um gel redutor e está tudo certo?

É FATO!  Não existe, creme, chá, pílula mágica. Existe ATITUDE!
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90