Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/01/2018 às 17h30min - Atualizada em 18/01/2018 às 17h30min

​Cuidar da mente é preservar sua saúde

CAROLINE SANTANA* | LEITORA DO DIÁRIO

Boa parte dos meses do ano possui uma cor para alertar as pessoas a algum assunto referente à nossa saúde. Chegou o novo ano com 365 oportunidades de nos cuidarmos, e quem dá o tom agora é o branco. A campanha “Janeiro Branco: quem cuida da mente, cuida da vida!” surgiu para que as pessoas pudessem rever suas vidas, seu sentido e propósito, emoções, a qualidade dos relacionamentos, além de pensamentos e comportamentos.

A cultura por uma saúde mental trata-se de colocar em evidência todos os temas que envolvem a prevenção de algum adoecimento emocional da humanidade. Numa sociedade em que assuntos como ansiedade, depressão, e principalmente o consumo como sentido da vida pautam e rodeiam toda a humanidade, a campanha se dedica a informar e sensibilizar as mídias, instituições sociais, poderes público e privado sobre a importância em promover estratégias e iniciativas que valorizem e atendam as demandas específicas que vão de individuais a coletivas, correspondentes à Saúde Mental.

Somos bombardeados o tempo inteiro com notícias, quase sempre ruins que nos geram medo, desconforto e angústia, além da intensidade de se estar sempre a par do outro sem olhar para mim mesmo e ao que estou sentindo e pensando. Para acalmar nossas mentes atualmente é preciso muitas regras e nem sempre conseguimos seguí-las, porque o foco agora é na atenção. Quem cuida do coração como se fosse um jardim tem o dever de cuidar da mente para não desenvolver “ervas daninhas”, insatisfação, competição e alcançar o desejo quase impossível de agradar aos outros.

Devemos primeiramente nos agradar; não num sentido egoísta, mas com formas que atendam nosso raciocínio de maneira mais eficaz e perspicaz, incluindo aí pensamentos positivos, tranquilidade e um bem-estar que compete a cada um. Para que o mundo seja um lugar melhor de se viver, com todas as facilidades adquiridas, é preciso cuidar da nossa mente, e se preservar dos parasitas que a atacam frequentemente, seja por pensamentos negativos, falta de equilíbrio ou sentimentos ruins.

A campanha informa que dados de 2017 da Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentam a sociedade brasileira como recordista latino-americana em casos de depressão, a campeã mundial em relação à ansiedade e a 4ª colocada em relação ao crescimento das taxas de suicídio entre os jovens da América Central e do Sul.

O psicólogo Leonardo Abrahão, idealizador da campanha, disse que com ela pretende-se estimular a criação de uma “cultura da saúde mental” e sensibilizar as autoridades públicas em relação à essa necessidade. O mês que inicia o ano e a cor branca foram escolhidos, segundo o idealizador, conforme a simbologia atrelada à virada de ano, e uma folha em branco para que possamos escrever e reescrever nossa história perante a vida.

Ano novo e atitudes novas para que possamos nos preservar e adquirir saúde mental. Fique atento aos sentimentos, se preserve, se conheça, procure sempre um profissional especializado porque cuidar de si também é cuidar do outro. Se você que ficou interessado e gostaria de se mobilizar em prol da campanha, basta acessar: www.janeirobranco.com.br e www.facebook.com.br/campanhajaneirobranco. No site e redes sociais encontrará informações, novidades e programação do projeto.
(*) Jornalista e mestranda em Comunicação
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90