Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/01/2018 às 09h54min - Atualizada em 19/01/2018 às 09h54min

2º lugar de audiência do SBT não faz nenhuma diferença no caixa

FLÁVIO RICCO* | COLUNISTA
 
Como fato absolutamente verdadeiro - atestado e reconhecido, o SBT está na frente da Record e hoje ocupa o segundo lugar na classificação do Ibope. Situação que já vem de algum tempo, mas que de importante demonstra o seguinte: não foi o SBT quem subiu, mas a Record quem perdeu.

Além do quadro trivial das madrugadas, com os seus conhecidos e naturais resultados, outros horários passaram a fazer diferença. Por exemplo, no embate novela infantil contra novela religiosa, em situação inversa a de outras ocasiões, “Carinha de Anjo” se mantém na casa dos habituais 10 pontos, enquanto “Apocalipse”, diferentemente das suas antecessoras, mal se sustenta entre os 6 ou 7. A Record caiu de maneira bem importante e a questão é: onde foi parar essa diferença? Para o SBT, como se vê, não foi.

Resta saber, como outro ponto, qual o significado dessa vantagem, ainda que pequena, no caixa do SBT? Com toda certeza, nenhuma. A sua grade de programação, com buracos negros, não oferece condições para isso. O faturamento da faixa infantil é pouco expressivo, por conta de limitações impostas por lei, e nenhum na veiculação dos produtos e programas da Jequiti.

Por aí se caracteriza a maior diferença entre as duas: ao contrário do que a Jequiti deixa de fazer no SBT, a igreja usa espaços da Record e paga convenientemente por eles. 


TV TUDO

NECESSIDADE 
Silvio Santos, na festa de final de ano com os funcionários, revelou que, em mais de uma vez, viu-se obrigado a colocar dinheiro do próprio bolso para equilibrar as finanças do SBT – “os dois últimos anos foram muito ruins”. Cabe a ele e à sua emissora criar situações que possibilitem virar este jogo. Entre as imprescindíveis, a colocação de produtos rentáveis na grade.

AUDIÊNCIA 
A Record caminha para ter a pior audiência dos últimos três anos na Grande São Paulo, considerando as 24 horas. Os números consolidados mostram que até o dia 17 deste mês, a emissora chegou aos 4.43 de média. Maior, apenas, que os 4.25 de janeiro de 2015.

MESA DE DISCUSSÕES
Na manhã desta sexta, o Sindicato dos Radialistas - SP irá promover um encontro com os trabalhadores demitidos pelo Grupo Band no início do mês. A assembleia é conjunta e terá a participação de radialistas e jornalistas, para que todos saibam o que foi acordado, quarta-feira, na audiência de conciliação e instrução no TRT entre Band e os sindicatos.

VAI DAÍ QUE... 
Os dois órgãos, Radialistas e Jornalistas, e a Band terão um novo encontro, dia 29, no TRT. Vale informar que uma liminar está impedindo a efetivação de novos cortes de forma imotivada.

TÁ EM CASA 
Mais uma da série chegou, viu e venceu. Dony de Nuccio está bem demais no “Hoje”, da Globo. A missão de substituir Evaristo Costa, vista como das mais complicadas, foi superada por ele com classe, elegância e competência.

CONTINUA COMO ANTES 
O deslocamento de Mario Baccei, da vice-presidência de rádios, para a direção comercial da Band, pensada e planejada para o início deste ano, não vai mais acontecer. Até segunda ordem, tudo continuará como está.

MUITO TRABALHO 
Letícia Birkheuer estreia nesta sexta-feira o espetáculo “Além do que os Nossos Olhos Registram”, no Teatro Alpha, em São Paulo, ao lado de Luiza Tomé e Priscila Fantin. Faz Violeta, uma mulher preconceituosa e homofóbica, de 45 anos. Depois, será um homem em “Senhora dos Afogados”, de Nelson Rodrigues, e emendará em outra peça, “Mercado Amoroso”, ainda este ano.
 
MIX 
Em tempos de economia, ficou decidido que o “Balanço Geral Especial”, que a Record exibirá para São Paulo, terá apenas os melhores momentos da semana, ou seja, vai ao ar com o trio original do programa: Gottino, Fabiola e Lombardi. Começa em 3 de fevereiro.  

NA ESPERA 
E a GloboNews, mesmo com chamadas no ar, ainda não tem definida data de estreia do Heraldo Pereira no “Jornal das 10”. A decisão, com toda certeza, deve sair a partir de agora, na volta do William Bonner ao “Jornal Nacional”, a quem o Heraldo vem substituindo.

COMÉDIA 
Letícia Colin e Edmilson Filho são os protagonistas da série de comédia “Cine Holliúdy”, em gravação em Areias, no interior de São Paulo, mas ainda sem estreia definida. Trabalho baseado em uma produção homônima do cinema. No interior do Ceará, a  luta de Francisgleydisson para que a popularização da TV não afaste as pessoas do cinema. Em meio a isso, tenta conquistar o coração da vaidosa Marylin. 

BATE-REBATE 

- Foi das mais interessantes a estreia do novo “Dancing Brasil”... O programa, deve-se reconhecer, tem uma produção das mais caprichadas.

- Um verdadeiro exército da Globo foi deslocado para as cidades históricas de Minas Gerais... Especialmente Mariana e Ouro Preto, entre as cidades que servem como locações de “Orgulho e Paixão”, próxima das seis.

- Dentro da Globo há uma certa resistência a “Segundo Sol” como título da novela de João Emanuel Carneiro... Aliás, quanto à manutenção deste nome as opiniões continuam bem divididas.

- O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, será o entrevistado do “Canal Livre”, neste domingo, na Band.

- Apresentação da TV Globo na Natpe, em Miami, arrancou demorados aplausos... É hoje, no mundo e disparada, a emissora que mais produz em português. 

C'EST FINI 
Amaury Júnior continua voando baixo nos preparativos do seu novo programa na Bandeirantes. Dentre outras providências, gravou com Michel Temer, terça-feira, em Brasília, e, neste final de semana, irá se dedicar à gravação de um clipe especialmente produzido para a estreia, no dia 27.

Então é isso. Mas segunda-feira tem mais. Tchau!
(*) Colaboração: José Carlos Nery
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90